sexta-feira, 8 de novembro de 2024

UBS do Jardim Vista Alegre Alagada Expõe Crise na Saúde Pública de Embu das Artes

 

Corredor da UBS Jd. Vista Alegre Alagado


Funcionários denunciam condições precárias e risco de contaminação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Vista Alegre, em Embu das Artes, está passando por uma situação crítica, com alagamentos generalizados em decorrência das fortes chuvas que atingem a região. A falta de manutenção no telhado, associada à ausência de investimentos em equipamentos públicos de saúde, tem levado à proliferação de vazamentos e goteiras por toda a unidade, transformando a UBS em um ambiente insalubre e com risco de contaminação.

Funcionários da UBS compartilharam imagens e vídeos que revelam a gravidade da situação. Os banheiros estão completamente alagados, com fezes humanas se espalhando pelos corredores. As infiltrações atingem paredes, tetos e até mesmo as luminárias, colocando em risco a integridade física dos pacientes e dos próprios funcionários. A fiação elétrica, exposta à umidade, aumenta o risco de curto-circuitos e incêndios.

 



Gestão Ney Santos sob crítica por abandono da saúde pública

A situação da UBS do Jardim Vista Alegre é mais um exemplo do descaso da gestão do prefeito Ney Santos com a saúde pública de Embu das Artes. A falta de investimentos em infraestrutura e manutenção das unidades de saúde tem levado ao deterioramento das condições de atendimento e à exposição da população a riscos à saúde.

A contradição entre a promoção de eventos com artistas famosos e a situação precária da saúde pública é evidente. Enquanto a prefeitura investe em grandes eventos, a população carente de atendimento básico sofre com a falta de recursos e com a precariedade das instalações.

Análise: Impactos da crise na saúde pública

A crise na saúde pública de Embu das Artes tem impactos diretos na vida da população. A falta de condições adequadas de atendimento nas unidades básicas de saúde leva ao aumento da procura por serviços de emergência, sobrecarregando os hospitais e comprometendo a qualidade do atendimento. Além disso, a falta de acesso a serviços básicos de saúde pode levar ao agravamento de doenças e ao aumento da mortalidade.

A situação da UBS do Jardim Vista Alegre é um alerta para a necessidade de uma urgente intervenção do poder público. É preciso investir em infraestrutura, equipamentos e pessoal para garantir o funcionamento adequado das unidades de saúde e oferecer um atendimento digno à população.

Opinião: População não consegue enxergar os verdadeiros responsáveis pela crise

Os problemas enfrentados pela população na hora de buscar atendimento médico não são novidade em Embu das Artes. O caos na saúde pública durante a gestão de Ney Santos e Hugo Prado foram constantes. Houveram sucessivas trocas de empresas na administração e prestação de serviços de saúde, inclusive com fortes indícios de desvios de verbas e corrupção envolvendo pessoas ligadas ao governo, inclusive, a mais recente a administrado da saúde da cidade, a Organização Social Santa Casa de Misericórdia de União (OSS União) ingressou com uma Ação Rescisória do contrato de prestação de serviço e gerenciamento, operacionalização e execução das ações dos serviços de saúde no município, pois o Prefeito não repassou os valores pelo serviço prestado, agravando ainda mais a saúde no município de Embu das Artes.

Mesmo diante de todo esse descaso e provas incontestáveis da péssima gestão, o Vice Prefeito Hugo Prado foi eleito para comandar a cidade pelos próximos 4 anos, mantendo o mesmo grupo político que causa todos esses problemas no comando da cidade, que totalizará, no mínimo, 12 anos dessa gestão.

Apesar da aparente aprovação aos gestores, a população tem se queixado constantemente das diversas falhas na prestação de serviço público de Embu, porém, parecem não fazer a conexão entre a péssima qualidade do serviço prestado e os responsáveis pela situação.

De todo modo, o mesmo grupo político que causou todos problemas da cidade, continuará a comandá-la pelos próximos 4 anos. Veremos se restará alguma coisa de Embu das Artes ao final de mais este mandato para que nas próximas eleições as forças de oposição consigam abrir os olhos da população, que parece entorpecida por tantos shows e festas enquanto os serviços básicos de atendimento estão completamente sucateados.


Por: Ycaro Oliveira para o EspalhaFatos



Nenhum comentário:

Postar um comentário